Sunday, August 01, 2004

António Livramento: a arte na ponta do stick



No dia 28 de Fevereiro de 1944, nasceu na pacata aldeia alentejana de S. Manços (concelho de Évora), um menino que depois de homem feito se tornou conhecido pela sua arte de patinar e manobrar o stick. Seu nome: António José Parreira do Livramento.
Num programa gravado para a RTP a propósito das “Bodas de Ouro do Hóquei em Patins Português”, António Livramento confessa: “Quando apareci, apareci praticamente de repente. Tive uma aprendizagem dos dez aos quinze em que eu passava, sem nenhum tipo de exagero, oito horas dentro do ringue com uns patins nos pés (...).
António Livramento foi descoberto para o hóquei em patins por António Raio e aos 16 anos conquistava o primeiro dos seus muitos títulos, sagrando-se Campeão Europeu de Juniores. No ano seguinte ao serviço do Benfica conquista o primeiro dos sete Campeonatos Nacionais que haveria de vencer até 1975.
As suas excepcionais qualidades técnicas eram muito apreciadas e foram essas mesmas características que o fizeram rumar a Itália, primeiro ao Hockey Club de Monza (70-72) e depois ao Lodi (76-78), jogando nos anos intermédios no clube português do Banco Pinto & Sotto Mayor (74-75).
O ano de 1977 foi o ano do pleno, vencendo com a camisola do Sporting o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Taça dos Campeões Europeus. Nessa saudosa equipa alinhavam para além de Livramento, o guarda-redes Ramalhete e os jogadores de campo Júlio Rendeiro, Sobrinho e Chana.

Na Selecção Nacional a glória foi notória. Dos 1700 jogos que disputou cerca de 230 foram ao serviço da equipa das quinas e dos estimados 3500 golos que marcou 500 entraram na baliza nos adversários de Portugal. As principais conquistas foram três Campeonatos Mundiais (62, 68, 74), sete Campeonatos Europeus (61, 63, 65, 67, 73, 75, 77). Despediu-se da Selecção Nacional no Mundial de 78, na Argentina, onde foi aplaudido de pé por 16 000 pessoas, prova do grande reconhecimento pela sua arte de jogar.
Para Júlio Rendeiro, seu companheiro de selecção e do Sporting “António Livramento foi de facto o melhor jogador, patinador exímio. Era um homem com um domínio técnico notável, era uma pessoa criativa (...) tinha garra.”; e o jornalista Gabriel Alves afirma que “a sua irreverência foi um ponto de referência para os mais novos”.

Os seus conhecimentos foram transmitidos às gerações sucessoras, e sob os seus comandos a equipa do Sporting ganhou dois Campeonatos Nacionais (83, 89) e uma Taça CERS (84); o F.C. Porto no ano de 1999 fez a “dobradinha” (Campeonato e Taça); e no cargo de seleccionador nacional sobressaem a conquista de dois títulos Mundiais (82, 93) e três Europeus (87, 92, 94),

No mesmo ano António Livramento sofre um acidente vascular cerebral e acaba por falecer no dia 7 de Junho no Hospital de S. José, em Lisboa.
A agência France Express noticiou a morte do hoquista da seguinte forma: “acaba de falecer o Pelé do hóquei em patins”, ao qual o Prof. Moniz Pereira ripostou “Não seria antes o Pelé o Livramento do futebol”, evidenciando bem o génio e a referência inapagável daquele que para muitos o stick era a continuidade do braço.
Da personalidade de Livramento evidenciava-se a frontalidade, levando-o um dia a confidenciar o segredo da sua invencibilidade:
“(...) Jogava contra o Sporting, o Benfica ou a Selecção de Espanha com a mesma alegria e a mesma aplicação que o fazia contra o Estremoz. Talvez resida nesse pormenor grande parte do êxito da minha carreira.”; desabafa ao mesmo tempo que o hóquei em patins: “Foi o grande amor da minha vida (...)”
O melhor hoquista do mundo pareceu partir com alguma amargura em relação ao seu desporto favorito, mas ninguém esquece a magia dos seus gestos com o stick e da enroladinha, arte maior somente ao alcance dos grandes mestres, a quem alguns chamaram o “poeta dos ringues”, e segundo um dos seus discípulos, Vítor Hugo: “O Livramento é mais conhecido que o próprio hóquei”.


Bibliografia e outros suportes documentais consultados:

Livros

Glória e Vida de Três Gigantes, 1.ª edição, Jornal A Bola, Lisboa, 1995
História de 50 Anos do Desporto Português, 1.ª edição, Jornal A Bola, Lisboa, 1994
O Século XX do Desporto, 1.ª edição, Jornal A Bola, Lisboa, 2000

Internet

http://www.sporting.pt/Info_BiografiaAntonioLivramento_5923.asp

Audiovisuais e multimédia

Diciopédia 2001, Porto Editora, 2000 (Cd-rom)
História do Sporting Clube de Portugal - 1906-2000, RTP (Videocassete)

Foto: www.sporting.pt

1 Comments:

Blogger JDaniels said...

Falta esquecer tudo o que o Dr Guerra fez por ele, o motivou, e tudo o que ele depois retribuiu a Turquel!! A aldeia do hoquei em patins!

26 September, 2011

 

Post a Comment

<< Home