Monday, August 02, 2004

João Martins: o autor do primeiro golo na Taça dos Campeões


No final da década de 40, começou a jogar futebol no Sporting um jovem alto, elegante, no modo de actuar em campo, e sempre muito bem penteado, de seu nome: João Martins.
Nasceu em Sines no dia 3 de Setembro de 1927, e decorria o ano de 1946 quando foi trazido por Alfredo Trindade - o célebre ciclista que rivalizou nas estradas portuguesas, ao longo de várias edições da Volta a Portugal em Bicicleta, com o benfiquista José Maria Nicolau - para o Sporting, mas como nessa altura o futebol português vivia o fulgor dos "Cinco Violinos", João Martins, modestamente, pediu desculpa ao amigo e disse-lhe que iria treinar à experiência na CUF, onde até poderia encontrar trabalho como operário fabril.
Mas um dia, António Abrantes Mendes, que pertencia à equipa técnica de Cândido de Oliveira, ficou encantado com os dotes futebolísticos de Martins e chamou-o para o Sporting. Martins recebeu 100 escudos no primeiro dia de "leão", para gastar como quisesse, e 400 escudos mensais.

Um título retirado ao Belenenses

Embora tenha começado a alinhar nos "onzes" do Sporting no final da década de 40, é no início dos anos 50 que João Martins se impôs no Sporting.
A 24 de Abril de 1955, o Belenenses necessitava de vencer para se tornar campeão nacional. Se não o conseguisse seria o Benfica a fazer a festa do título. A 4 minutos do término do desafio o Belenenses vencia por 2 a 1, mas Martins numa avançada até à baliza contrária que, rezam as crónicas da época, parecia inofensiva, marcou o golo do empate. No final, Martins aproximou-se do belenense Carlos Silva, pediu desculpas e chorou com ele, emocionado e triste pelo seu golo ter acabado com a festa que já se fazia nas hostes da equipa da Cruz de Cristo.



Um golo que ficou na história

No mesmo ano, Martins também marcaria com as letras da história um outro golo. Estávamos a 4 de Setembro de 1955 quando estreou no Estádio Nacional a mais importante prova europeia de futebol para clubes - a Taça dos Clubes Campeões Europeus. O jogo foi entre o Sporting e o Partizan de Belgrado. No final um empate a três bolas, tendo sido o primeiro tento do jogo da autoria do sineense Martins.

Jogador disciplinado que...até à baliza jogou!

Possuidor de um bom pé esquerdo e veia goleadora, era acima de tudo um jogador que praticava um futebol com "fair-play", não se registando uma única admoestação ao longo de 13 anos com a camisola verde e branca.
João Martins evidenciava um eclectismo dentro do campo e justifica-se com as diversas posições que ocupou na Selecção "AA": avançado-centro, extremo-direito e extremo-esquerdo. E no Sporting até guarda-redes foi por duas vezes. A primeira, em

1950, substituindo Azevedo que fora atingido na cabeça, num jogo com o Olhanense. A segunda, em Marvila, e logo a partir dos 10 minutos, ocupando os postes por incapacidade de Tormenta, após este ter sido pontapeado por um adversário, sem sofrer um único golo.
Na sua festa de despedida enquanto futebolista, a 13 de Novembro de 1959, Ricardo Ornelas referiu que "João Martins não foi considerado um génio do futebol. Talvez antes assim. Contentou-se, sempre, em ter, pura e simplesmente, o seu génio. Mas não serviu o jogo em menor escala, por essa razão, porque o seu génio, afinal, forjou um exemplo de que João Martins pode legitimamente orgulhar-se. Foi um desportista leal - para o futebol, para a sua equipa, para os adversários, para o público - e, afinal, para si próprio."
Depois de abandonar a prática do futebol, continuou a exercer a sua actividade de operário fabril. No início dos anos 70, partiu para França, onde acabou por falecer 20 anos depois, vítima de ataque cardíaco.
João Martins, demonstrou em campo o que deve ser um desportista, evidenciando um elevado sentido de lealdade, dedicação e espírito de sacrifício. E assim, com naturalidade, apareceram pequenas estórias, dentro da história deste futebolista alentejano, que ficaram gravadas para sempre nas páginas do futebol português.

CURRICULUM:

 7 Campeonatos Nacionais
 1 Taça de Portugal
 Vencedor da "Bola de Prata" para o melhor marcador do Campeonato Nacional na
época 1953/54 (31 golos)
 11 Internacionalizações pela Selecção "AA"

Fontes bibliográficas e web:

As 100 Figuras do Futebol Português, 1.ª edição, Jornal A Bola, Lisboa, 1996
Glória e Vida de Três Gigantes, 1.ª edição, Jornal A Bola, Lisboa, 1995
História de 50 Anos do Desporto Português, 1.ª edição, Jornal A Bola, Lisboa, 1994
http://www.sporting.pt/Info_BiografiaJoaoMartins_5930.asp

Foto: www.sporting.pt

0 Comments:

Post a Comment

<< Home