Monday, August 02, 2004

Luís Pinto: jovem espírito de campeão

Ao fazermos o balanço da época de atletismo no ano 2002 reparamos que sobressai o nome de um jovem alentejano com espírito de campeão. Seu nome: Luís Pinto.
Nascido na cidade de Moura em 1983, começa cedo a ajudar os seus pais nas lides do campo, ao mesmo tempo que conjuga a actividade escolar com a desportiva. Fá-lo com esforço, capacidade que transporta para o atletismo. Inicia-se no desporto escolar, passando depois para uma das mais importantes colectividades de Moura: o Centro Recreativo Amadores de Música que popularmente são alcunhados de "Os Leões".
Foi por este clube que começou a dar nas vistas conquistando, por exemplo, os títulos de Campeão do Alentejo de Corta-Mato na época 98/99; de Vice-Campeão Nacional Juvenil em 2000 metros obstáculos na mesma época e Campeão do Alentejo de 1500 metros em absolutos na época seguinte.
Os seus resultados por todo o Alentejo fizeram com que esta região já fosse pequena para a sua dimensão. O seu valor tinha que estar visível em palcos de outros níveis competitivos.
O Sporting toma conhecimento das marcas obtidas pelo jovem atleta, mas é o Maratona que numa manhã de Sábado, em pleno Estádio Nacional, responde positivamente a Luís Pinto, ficando este vinculado ao clube de Oeiras.
A partir desse dia a carreira desportiva do jovem atleta alentejano tem vindo a somar êxitos atrás de êxitos e para que o confirmemos atentamos nos seguintes resultados: Campeão Nacional de Juniores 2001/02 nos 1500 metros; terceiro no Nacional de Corta-Mato de Juniores 2001/02 e Medalha de Prata por equipas no Europeu de Corta-Mato de Juniores em Thun (Suíça) no ano 2001.
Mas não é só a nível desportivo que Luís Pinto alcança metas, pois em termos académicos ingressou, recentemente, no Curso de Ciências do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, com o objectivo de desenvolver no futuro outra actividade para além do atletismo.
Deste modo, o mourense Luís Pinto afirma que o Alentejo é região de bons atletas, continuando a escrever a história do atletismo português onde constam já os nomes do bejense Fernando Mamede, do alfundense Manuel Matias e dos barranquenhos Paulo Guerra e Manuel Damião.
O tempo ajudará a confirmar estas palavras. Assim seja!
Força Luís!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home